segunda-feira, 24 de outubro de 2011

EXTRATO DE BAUNILHA!

Meu vidrinho de extrato de baunilha tem quase 3 anos! 
Em todas as minhas receitas de bolo, brigadeiros, coberturas, eu uso extrato de baunilha feito por mim! Vi uma vez na TV, numa receita de brownie, que a chef usava o produto. Tentei achá-lo aqui em Brasília e nada, só achava a essência! Então resolvi ir à caça da receita!

Fava da baunilha cortada ao meio! Essas sementinhas que dão sabor e cheiro!
Não só amei fazer, como amei o resultado das minhas receitas com a iguaria! Eu amo tudo que tem cheiro de baunilha. Tenho perfume de baunilha, creme de corpo de baunilha, sachê de baunilha, aromatizador de ambiente de baunilha, já usei até pasta de dente de baunilha! Pra mim a baunilha tem o "Perfume dos Deuses"!

Com o tempo a mistura vai ficando mais escura!
O processo de se fazer o extrato da baunilha é sensacional! A mistura vai se transformando, encorporando cor e cheiro. O visual é lindo! Quando você sacode o vidro os pontinhos pretos da baunilha se soltam da fava e flutuam. Parece que tem purpurina na mistura. Sem contar que depois de pronto o cheiro é tão bom que dá vontade de passar no corpo! Depois que você descobre o extrato, nunca mais vai usar a essência!

Quando comecei a pesquisar as receitas de extrato achava que era feito com a flor da baunilha, que é linda! Mas não, na verdade é feita com a fava, que não é muito fácil de ser encontrada! Aqui em Brasília só em casas especializadas em produtos gourmet! Eu compro na La Palma e o preço é R$ 8 por fava! Mas, vale a pena o investimento, porque o extrato dura para sempre. Depois é só ir repondo a vodca e colocando mais fava esporadicamente.


Vamos então à receita:
INGREDIENTES:
1 fava de baunilha
100 ml de uma boa vodca. (eu uso Absolut)

Esta é a fava que compro aqui em Brasília!

MODO DE FAZER:
Corte as favas ao meio, no sentido do comprimento. Coloque-as dentro de uma garrafinha lima e seca e complete com vodca. Tampe bem, sacuda e depois guarde em um local escuro e seco. Sacuda se possível todos os dias. E todas as vezes que você usar o extrato, complete com mais vodca, assim, ele nunca acaba.

Tem também a opção de uma receita mais em conta que também fica boa. Você pode substituir a vodca por álcool de cereais! Aqui em Brasília custa uns R$ 9. Eu já usei as duas receitas! Na verdade o meu extrato é tão antigo que já teve várias misturas nele. Sempre que tenho vodca boa em casa, completo com ela, se não tenho, completo com o álcool de cereais.

Flor de baunilha!

9 comentários:

  1. Adorei a dica. Você sabe se em Cuiabá eu encontro a fava?

    ResponderExcluir
  2. Aline,
    em Cuiabá eu achei no Big Lar do shopping Três Américas... na parte de produtos orgânicos... cada fava está saindo 12 reais... aqui em Brasília eu compro por 7 reais... inclusive tem tb o extrato pronto... agora pasme: um vidrinho sai 90 reais... é melhor a gente fazer mesmo o extrato, né?

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Cris, vou atrás da minha fava lá no Big Lar. Inclusive encontrei uma garrafas LINDASSS! na Decorliz e super acessíveis mas queria a resposta da fava antes....hehehe vou correr pras duas loja hoje! Obrigada Cris.

    ResponderExcluir
  4. Olá. Onde encontro álcool de cereais em Brasília?

    ResponderExcluir