sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

BRIGADEIRO GOURMET DE LARANJA LIMA COM AÇÚCAR MASCAVO!


Gente, esta receita é uma ótima pedida para a noite de Natal! Sem contar que é tudooooooooo! Delícia total!

Antes de dar a receita é bom lembrar que brigadeiro para ser gourmet só pode ter ingredientes selecionados, os melhores, diga-se de passagem. Temos que usar um bom chocolate, em vez de achocolatado, e manteiga extra, em vez de margarina.

Querem aprender? Então anotem aí! Detalhe: a receita foi criada por mim, inspirada no brigadeiro de limão siciliano da Maria Brigadeiro!


BRIGADEIRO DE LARANJA LIMA COM AÇÚCAR MASCAVO
(rende de 25 a 30 docinhos na forminha nº 04)

INGREDIENTES
4 colheres de sopa de um bom chocolate branco
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga extra sem sal
Raspas de 2 limões sicilianos
Açúcar mascavo para passar no brigadeiro
Manteiga para untar

MODO DE FAZER
Em uma panela com fundo grosso coloque o leite moça, a manteiga e o chocolate para derreter em fogo baixo (use sempre fogo baixo para fazer brigadeiros, senão pode empelotar ou queimar, ou até mesmo ficar com gosto de panela). Misture o tempo todo sem parar utilizando uma espátula de silicone, própria para altas temperaturas (nunca use colher de inox ou de pau, a última está proibida em cozinhas industriais). Quando o brigadeiro desgrudar da panela é porque está no ponto. Então, desligue e continue mexendo. Acrescente as raspas da laranja e continue mexendo para soltar o óleo e o aroma da fruta. Deixe esfriar em um pirex untado com manteiga. Nunca coloque o seu brigadeiro para esfriar na geladeira, só em temperatura ambiente. Depois de frio é só enrolar, lembrando de passar manteiga na mão para não grudar. Vá enrolando e passando no açúcar mascavo peneirado (eu já compro o peneirado no mercado, se você não achar, peneire em casa). Coloque em forminhas de brigadeiro e use a melhor louça da casa para servi-los. Eles são gourmet e merecem ser bem tratados!


Ah, dá para fazer essa mesma receita no copinho e fica uma delícia também. É só colocar no copinho e depois jogar o açúcar mascavo em cima!

Um comentário:

  1. amei o seo blog. a receita e muito criativa. podia postar mais algumas receitas de brigadeiro goumert. parabens

    ResponderExcluir