segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

BISCOITO VEGAN!


Este biscoito é muitooooo gostoso e fácil de fazer. E o melhor de tudo... É feito com ingredientes especiais que o torna mais saudável. Ideal para a criançada, pessoas com restrição alimentar como alergias a alguns alimentos e aqueles que estão com dieta com restrição de glúten e leite. Mas, mesmo quem não tem nenhum problema pode fazer de olhos fechados que vai amar. Ele fica ao mesmo tempo crocante e amanteigado.... Derrete na boca! Hummmmmmm nhac



Vamos à receita:
INGREDIENTES
200 gramas de fécula de batata (1 caixa)
200 gramas de mix de farinhas sem glúten (eu usei a da marca Amina, que já estou acostumada. Pra quem não tem problema com glúten é só usar a mesma medida de trigo)
100 gramas de açúcar demerara ou açúcar de coco (eu usei metade demerara e metade de coco. Se tiverem a oportunidade de usar a de coco usem, porque o biscoito fica divino, mais crocante e sem contar que você adiciona mais fibras ao alimento) se for usar o açúcar mascavo coloque 200g
200 gramas de margarina vegetal (para quem não tem problemas com leite pode usar a manteiga sem sal)

Mix de farinhas sem glúten
Modo de fazer
Junte todos os ingredientes. Amasse bem até dar liga. O ponto certo da massa é você enrolar uma bolinha e ela não grudar na mão. Se misturar todos os ingredientes e não der liga é só ir colocando aos poucos mais um pouquinho de fécula de batata ou o mix de farinhas em glúten.
Você pode assar do formato que quiser. Faça as bolinhas e amasse com garfo ou só aperte com o dedo (como na foto) ou se preferir use os cortadores ou pode fazer com as forminhas de acetato para chocolate, uma técnica que criei. 
Forma de acetato para chocolate. Existem as de silicone também
Com essas forminhas para chocolate a figura fica perfeitinha. Você preenche com a massa crua a forminha do modelo escolhido (melhor usar as mais fundas porque como o biscoito é amanteigado, se você usar uma muito rasa o biscoito esfarela depois de assado), aperte bem para preencher o molde, tire o excesso e leve ao congelador até ficar durinho (entre 5 e 7 minutos). Depois desenforme e coloque na assadeira sem untar. Você sabe que o bisoito está bom quando ele doura embaixo. Na parte de cima fica mais escuro mais não doura muito. No meu forno eles ficam uns 15 minutos. Tirar no forno e deixar esfriar antes de tirar da assadeira.
Uma dica legal para quem vai usar os cortadores é depois de cortar colocar por uns 15 minutos na geladeira que o biscoito fica na forma certinha que você cortou. Se não fizer isso o biscoito pode ficar "feinho".

Pode ser assado em bolinhas amassadas com dedo ou garfo

Amassados com garfo ou dedo
Utilizei várias figuras legais porque esses são para o meu filho de 3 anos levar para o colégio. Tem dinossauro, carro de corrida, elefante, urso, leão, avião, os personagens do Toy Story, a arca de noé, além de corações e flores. Fofura total.

Modelados em forma de acetato para chocolate

Personagens que o meu filho gosta

Quem experimentar fazer depois me conta como ficou! Nhac

Modelados em forma de acetato para chocolate.

Feitas com cortador sem colocar na geladeira.
Não ficam tão bonitos.

Cortador de metal. Existem de plástico também.
São mais duráveis.

Este o modelo ficou perfeito.
Depois de cortado ficou 15 min na geladeira.


Você pode também recheá-los. Hummmmm

Com geleia.

Doce de leite.

Creme de baunilha.

4 comentários:

  1. Parabéns, parecem deliciosos!!! Vou fazer. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Ah, uma dúvida, o recheio com doce, qual que você colocou???!!!

    ResponderExcluir
  3. Cris, os biscoitos são realmente bons. Fiz para minha filha de dois anos, ela é alérgica a leite, ovo, soja e carne. Enfim, a culinária vegana tem sido de grande valia para nós. Parabéns! As dicas também são ótimas! Obrigada por compartilhar! E que Deus esteja sempre contigo!! bjsss

    ResponderExcluir